top of page
  • Foto do escritorJoel

Aula inaugural do Curso Técnico de Agropecuária do IFF, em Rosal

Curso é uma parceria com as Prefeituras de Varre-Sai e Bom Jesus


A noite de segunda-feira (23/09) celebrou uma vitória para a Educação dos municípios de Varre-Sai e Bom Jesus do Itabapoana. Foi realizada a aula inaugural do Curso Técnico de Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), no Colégio Estadual Luiz Tito de Almeida, em Rosal, distrito de Bom Jesus do Itabapoana. O curso foi implantado através de uma parceria entre as Prefeituras de Varre-Sai e de Bom Jesus e IFF.


A secretária municipal de Educação e Cultura de Varre-Sai, Fátima Pimentel, juntamente com o secretário municipal de Gabinete de Varre-Sai, Vinicius Oliveira Dutra, representando o prefeito Silvestre José Gorini, participou da aula. Entre outras autoridades também estavam presentes a secretária de Educação de Natividade, Paula Ferreira, o presidente da Câmara Municipal de Varre-Sai, Antônio José Ferreira, a diretora do Colégio Estadual Luiz Tito de Almeida, Iracilda Dias, a coordenadora do curso técnico, Sebastiana Corrêa de Azevedo, a secretária municipal de Educação de Bom Jesus do Itabapoana, Ana Paula Bagueira, o coordenador regional da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Paulo Rodrigues, o vice-prefeito de Bom Jesus do Itabapoana, Paulo Sérgio Cyrillo, o deputado estadual Jair Bittencourt e o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, Jeferson Manhães de Azevedo.


O curso é gratuito tem a duração de dois anos. Foram disponibilizadas 20 vagas para os jovens de Varre-Sai que precisam ter cursado o ensino médio ou estar matriculado no segundo ano do ensino médio. As aulas acontecem de segunda à sexta-feira, sendo que de 15 em 15 acontecem as aulas práticas, inclusive com aulas programadas para acontecerem nas lavouras de Varre-Sai. O transporte dos alunos de Varre-Sai até Rosal é oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Varre-Sai, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

“Essa iniciativa é de grande importância porque o mercado de trabalho exige cada vez mais dos profissionais, principalmente no campo, pois a maioria dos profissionais do campo estão na agroindústria, no Turismo Rural e é uma oportunidade de capacitação para os jovens, filhos de agricultores que desejam continuar no campo, poder tomar conta da propriedade e utilizar as inovações tecnológicas que o curso oferece”, afirmou a secretária de Educação de Varre-Sai.

Já a coordenadora do curso, Sebastiana Corrêa de Azevedo, lembrou que a maioria dos alunos são trabalhadores rurais que anseiam por mudanças.

“A maioria dos alunos que aqui estão querem transformar o seu local. A vida deles transformada é o campo transformado”, disse.

O vice-prefeito de Bom Jesus do Itabapoana, Paulo Sérgio Cyrillo, falou da parceria com o IFF.

“Sabemos da importância da parceria com o IFF, pois temos excelentes profissionais na instituição. Alunos aproveitem a oportunidade. É uma vitória para todos vocês!”, disse.

A secretária de Educação de Bom Jesus do Itabapoana, Ana Paula Bagueira, destacou a importância da extensão do IFF no distrito.

“É um privilégio ter essa extensão o IFF aqui em Rosal que tenho certeza que ainda vai se estender. O curso é apenas o primeiro porque sei que o IFF tem mais a nos oferecer”, frisou.

O deputado Jair Bittencourt que foi homenageado pelos profissionais do transporte destacou a qualidade do ensino do IFF.

“É uma honra participar desse momento de comemorações e de vitória para todos nós. Quero saudar o IFF, pois quando fui prefeito em Itaperuna tive a honra de implantar um campus do IFF em Itaperuna. Vocês estão tendo a oportunidade de estudar na melhor escola técnico agropecuária do país. A nossa região é eminentemente agrícola e possui o maior parque cafeeiro do Estado. E hoje vocês estão tendo a oportunidade de estudar e ficar no campo”, disse o deputado estadual Jair Bittencourt.

O reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense , Jefferson Manhães de Azevedo destacou a importância de levar Educação de qualidade aos municípios do interior.

“Faz tempo que não vejo um momento tão prestigiado por pessoas sensíveis às causas da Educação. Essa escola que vocês estão entrando fará vocês se sentirem empoderados, com professores que vão desenvolver não somente as capacidades cognitivas, mas valores. Essa ação educativa vai transformar a vida de muita gente. Que essa Educação transborde em um país que caiba todos e não somente alguns. Muito obrigado Prefeitura de Varre-Sai e de Bom Jesus do Itabapoana e Governo do Estado pela parceria. A instituição vai se fortalecendo, mas não damos conta sozinhos, precisamos de parcerias e vamos ter um país desenvolvido se levarmos a Educação a todos os municípios”, concluiu o reitor.

A aluna de Varre-Sai, Édna de Souza Teixeira, 28 anos, falou da escolha do curso técnico de agropecuária.

“Faço Biologia no Cederj e o curso técnico do IFF é uma complementação aos meus estudos e o maior atrativo foi a excelência na qualidade do ensino do IFF”, ressaltou.


Alunos e professores

Reitor Jefferson Manhães

Secretaria Fatima Pimentel


Por Silaine Terra


Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page