top of page

Coronavírus - Porciúncula (RJ) tem 3 casos suspeitos

Na noite desta sexta-feira, uma notícia triste. Já são três os casos de isolamento domiciliar por suspeita de coronavírus no município.

Os pacientes, todos com menos de 50 anos, apresentaram sintomas e, de acordo com a determinação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde, seguem o protocolo de isolamento domiciliar. Os suspeitos tiveram amostras de material colhidas pela Secretaria Municipal de Saúde, que já foram enviadas para análise no Laboratório Central Noel Nutels. O resultado deve sair em até 8 dias.

O protocolo em geral é o mesmo para toda a população - recolhimento domiciliar. Em caso de coriza, febre, tosse e falta de ar, o paciente deve se dirigir à Unidade Mista de Saúde. Casos de coriza, febre e tosse podem ser levados à Unidade de Saúde do bairro. Já sintomas mais brandos, como coriza e febre, devem ter atenção na própria casa.

As equipes da Secretaria Municipal de Saúde estão trabalhando para atendimento especial nesta época de pandemia, mas a regra é clara: é preciso evitar contatos físicos.

A administração tem mantido a população em alerta para que permaneça em casa, só saindo em casos extremos, e que faça a higiene adequadamente, principalmente das mãos, com água e sabão.

O coronavírus se espalha rapidamente de pessoa para pessoa e também pode entrar nas casas através de celulares, alimentos, roupas e calçados.

Cada pessoa é parte do problema e da solução. O coronavírus não escolhe idade, cor, nem situação econômica. Chega pelo abraço, pelo toque, pelo espirro, tosse, chega pelo ar.

A consciência de permanecer em casa e seguir as orientações oficiais é o que pode barrar este mal avassalador.

Por Rosimere Ferreira

Comentarios


bottom of page