Câmara de Varre-Sai entra em recesso parlamentar
- Joel
- 11 de jul. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de jul. de 2019
Comunidade da Prata é elogiada pelos vereadores

A Câmara de Varre-Sai entrou em recesso após sessão ordinária na última terça-feira (9). O recesso parlamentar segue, mas próximas duas semanas, quando volta às sessões normais.
O Vereador Claudio Paulanti questionou o valor da taxa de iluminação pública e apresentou proposição. Para o vereador não justifica o valor ser cobrado de acordo com o consumo do contribuinte. Claudio pede uma taxa fixa.
- Eu continuo defendendo que a atual lei que rege a taxa de iluminação pública, é equivocada. Ela está totalmente errada. Não existe você cobrar de nossos cidadãos uma iluminação pública baseada no seu gasto. (...) A taxa de iluminação pública não pode estar atrelada ao meu consumo, ao seu consumo de vocês. Ela tem que ser um valor fixo. (...) Pode até diferenciar por categoria: baixa renda, comércio e residência. A iluminação que está na cidade é igual para todos. Disse Paulanti.
Vale destacar que a discursão sobre a taxa de iluminação pública teve início com o questionamento do empresário, Lúcio Mauro na tribuna da Câmara de Vereadores, em sessões anteriores.
Já, o Vereador Alex Vioti, falou sobre a produção de café e buscar alternativas de renda para os produtos. Segundo o Vereador, Varre-Sai é o maior produtor de café do Estado do Rio. Dos dez cafés especiais, seis são de Varre-Sai. Alex disserta sobre o preço baixo do café e alternativas que auxiliem os moradores da zona rural a atravessar a crise através da piscicultura.
- Preocupado com essa situação, venho tentando fomentar políticas públicas que agreguem para a vida do trabalhador rural do nosso município. Eu procurei a FIPERJ, junto ao secretário estadual para buscar uma nova fonte de renda através da piscicultura, noticiou Alex.
Segundo o vereador, a adesão de moradores de várias comunidades foi satisfatória e, muitos já fizeram cursos. Para atender o município, os munícipes da zona rural, só falta dar condição de locomoção para os técnicos e isso, depende da prefeitura.
Para valorizar o produtor de café do município, o Vereador Antônio Ferreira propõe a realização de um concurso do melhor café de Varre-Sai, tendo em vista que os produtores estão agregando ao plantio, a torrefação. Já são sete marcas de café atuando na cidade gerando emprego e renda. A proposta foi apoiada pelos vereadores.
O Presidente da Casa, aproveitando a presença dos moradores da Prata, reiterou a importância da união dos moradores na busca de melhorias para a comunidade.
Também, o Vereador José Maria elogiou a comunidade da Prata pela união dos moradores e conquistas de melhorias junto ao poder executivo. Para o vereador, a comunidade estava abandonada, mas, a união e cobrança insistente fez com que o executivo olhasse para a localidade.
Comentarios