Direção do Hospital São José do Avaí pede ajuda ao legislativo do Noroeste Fluminense
- Joel
- 21 de out. de 2019
- 2 min de leitura

Direção do Hospital São José do Avaí pede ajuda ao legislativo do Noroeste Fluminense
No dia 14 de outubro, o Presidente do Hospital São José do Avaí, Dr. Eugênio Carlos, juntamente com o Administrador Geral da instituição, Renato Reis reuniram-se com presidentes de Câmaras Municipais do Noroeste Fluminense, com o objetivo de pedir ajuda, tendo em vista o descaso da Prefeitura de Itaperuna e sua secretaria de saúde nos repasses de direito da instituição.
Dos 14 municípios da região, oito presidentes participaram da reunião, quando lhes foi apresentado o extrato da contratualização com defasagem e atrasos dos repasses.
Dentre os assuntos tratados, o aumento de tabela do teto de média e alta complexidade para o Noroeste Fluminense teve destaque. Também foi anunciada a suspensão da cirurgia eletiva.
Outro tema importante tratado no encontro foi o apoio político para destinação de emendas parlamentares para o HSJA. Essas emendas garantem um atendimento completo e de excelência para a população do Noroeste Fluminense.
A presidente da Câmara Municipal de Natividade, Vereadora Dr. Ivete Bohrer, relatou ao Jornal O Giro, detalhes da reunião.
- Chegamos à conclusão que o legislativo do Noroeste deve se unir por um bem maior e propomos fazer uma lei colocando a obrigatoriedade do repasse dos recursos ao hospital no máximo em 5 dias após o recebimento pela Secretaria Municipal de Saúde de Itaperuna. Nenhum hospital da região tem condição e estrutura para cirurgia cardíaca, transplante, questão da hemodiálise, tratamento de câncer. Ele é o único que tem.
Fontes de recursos
Existem duas fontes de receita: uma é do Ministério da Saúde que vem através de uma verba chamada MAC (Média e Alta Complexidade) e uma verba do Fundo Nacional de Saúde (FNS). A verba do FNS vem para o estado, através da Secretaria Estadual de Saúde e, o estado repassa para o Fundo Municipal de Saúde (FMS) de Itaperuna. A Secretaria Municipal de Saúde de Itaperuna, em vez de repassar imediatamente a verba para o hospital, não o faz. O último repasse foi em julho.
De acordo com a vereadora de Natividade, Drª Ivete, a movimentação política será através de conversas com deputados, governador, Secretário de Estado e até, no Ministério da Saúde, se for o caso, para aumentar a verba da contratualização. Também, haverá movimentação política no sentido de reestruturar o hospital.
Surpresa:
- Eu não sabia e fiquei muito surpresa, os últimos aparelhos conseguidos para o hospital foi na época do Dr. Renan com o Deputado Zé Egídio e, de lá pra cá não houve mais investimentos em equipamentos, que já estão defasados. Corremos o risco de não termos mais uma ressonância, tomografia.
Vamos citar o Deputado Jair Bittencourt que é de Itaperuna para que ele conseguisse uma agenda com o governador. Para que ele tome ciência da gravidade que o Noroeste está passando.
Participaram da reunião: Presidente do Hospital, Dr Eugênio Carlos; Administrador Geral, Renato Reis; Presidente das Câmaras de: Itaperuna, Vereador Sinei Menezes (Sinei Torresmo); Natividade, Vereadora Dra Ivete Bohrer; Varre-Sai; Vereador Antônio José Ferreira (Toim da Rapa); Aperibé, Vereador João Augusto Macedo Araujo (João Da Roça); Santo Antônio de Pádua, Vereadora Vanderleia Marques Franco Souza; Bom Jesus do Itabapoana, Vereador Leonardo Dutra de Carvalho; Procurador da Câmara de São José de Uba, Dr. Jorge Fernando Valeriote e Presidente da Associação Brasileira de Câmaras Municipais, Juninho Valeriote.
Comments