top of page
  • Foto do escritorJoel

Direção do Hospital São José do Avaí pede ajuda ao legislativo do Noroeste Fluminense



Direção do Hospital São José do Avaí pede ajuda ao legislativo do Noroeste Fluminense

No dia 14 de outubro, o Presidente do Hospital São José do Avaí, Dr. Eugênio Carlos, juntamente com o Administrador Geral da instituição, Renato Reis reuniram-se com presidentes de Câmaras Municipais do Noroeste Fluminense, com o objetivo de pedir ajuda, tendo em vista o descaso da Prefeitura de Itaperuna e sua secretaria de saúde nos repasses de direito da instituição.


Dos 14 municípios da região, oito presidentes participaram da reunião, quando lhes foi apresentado o extrato da contratualização com defasagem e atrasos dos repasses.

Dentre os assuntos tratados, o aumento de tabela do teto de média e alta complexidade para o Noroeste Fluminense teve destaque. Também foi anunciada a suspensão da cirurgia eletiva.


Outro tema importante tratado no encontro foi o apoio político para destinação de emendas parlamentares para o HSJA. Essas emendas garantem um atendimento completo e de excelência para a população do Noroeste Fluminense.


A presidente da Câmara Municipal de Natividade, Vereadora Dr. Ivete Bohrer, relatou ao Jornal O Giro, detalhes da reunião.


- Chegamos à conclusão que o legislativo do Noroeste deve se unir por um bem maior e propomos fazer uma lei colocando a obrigatoriedade do repasse dos recursos ao hospital no máximo em 5 dias após o recebimento pela Secretaria Municipal de Saúde de Itaperuna. Nenhum hospital da região tem condição e estrutura para cirurgia cardíaca, transplante, questão da hemodiálise, tratamento de câncer. Ele é o único que tem.


Fontes de recursos


Existem duas fontes de receita: uma é do Ministério da Saúde que vem através de uma verba chamada MAC (Média e Alta Complexidade) e uma verba do Fundo Nacional de Saúde (FNS). A verba do FNS vem para o estado, através da Secretaria Estadual de Saúde e, o estado repassa para o Fundo Municipal de Saúde (FMS) de Itaperuna. A Secretaria Municipal de Saúde de Itaperuna, em vez de repassar imediatamente a verba para o hospital, não o faz. O último repasse foi em julho.


De acordo com a vereadora de Natividade, Drª Ivete, a movimentação política será através de conversas com deputados, governador, Secretário de Estado e até, no Ministério da Saúde, se for o caso, para aumentar a verba da contratualização. Também, haverá movimentação política no sentido de reestruturar o hospital.


Surpresa:


- Eu não sabia e fiquei muito surpresa, os últimos aparelhos conseguidos para o hospital foi na época do Dr. Renan com o Deputado Zé Egídio e, de lá pra cá não houve mais investimentos em equipamentos, que já estão defasados. Corremos o risco de não termos mais uma ressonância, tomografia.


Vamos citar o Deputado Jair Bittencourt que é de Itaperuna para que ele conseguisse uma agenda com o governador. Para que ele tome ciência da gravidade que o Noroeste está passando.


Participaram da reunião: Presidente do Hospital, Dr Eugênio Carlos; Administrador Geral, Renato Reis; Presidente das Câmaras de: Itaperuna, Vereador Sinei Menezes (Sinei Torresmo); Natividade, Vereadora Dra Ivete Bohrer; Varre-Sai; Vereador Antônio José Ferreira (Toim da Rapa); Aperibé, Vereador João Augusto Macedo Araujo (João Da Roça); Santo Antônio de Pádua, Vereadora Vanderleia Marques Franco Souza; Bom Jesus do Itabapoana, Vereador Leonardo Dutra de Carvalho; Procurador da Câmara de São José de Uba, Dr. Jorge Fernando Valeriote e Presidente da Associação Brasileira de Câmaras Municipais, Juninho Valeriote.

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


Les commentaires ont été désactivés.
bottom of page