top of page
  • Foto do escritorJoel

Prefeitura de Porciúncula inaugurou a Unidade de Saúde Dr. Antônio Monteiro


A Prefeitura de Porciúncula inaugurou no último sábado (21) a Unidade de Saúde Dr. Antônio Monteiro. Coragem e vontade política, impostas ao Prefeito Léo Coutinho, foram colocações de várias personalidades em seus discursos e a estes, deve-se acrescentar determinação.


Com as diversas intervenções feitas no espaço, os pacientes terão à disposição um novo padrão de atendimento, mais humanizado, com instalações novas, equipamentos modernos, e com um sistema informatizado.


Emocionado o Secretário Municipal de Saúde, Marco Avellar, falou sobre os desafios. “Sabemos que este é um importante passo e que teremos muitas etapas ainda pela frente. Porem muitos gestores públicos tem a visão de que o SUS é apenas para pessoas pobres e não prezam pela qualidade do atendimento. Felizmente em Porciúncula é diferente, porque aqui está sendo construído um sistema público de saúde para todos, e com qualidade, e está inauguração mostra que é possível fazer diferente”.


Quase sem palavras e embalado pelos presentes ao relembrar o passo a passo desta conquista, o prefeito Léo Coutinho fez em seu discurso uma linha histórica do Hospital. “Herdamos esse prédio fechado, e desde o inicio sabíamos que seria difícil, mas com o trabalho de nossa equipe fomos vencendo um obstáculo de cada vez. No entanto, escolhemos fazer um plano ousado, e com uma qualidade de saúde diferente. Pois um prédio com tanta historia não poderia fechar as portas depois de todo o trabalho de grandes médicos, enfermeiros e funcionários que passaram por aqui”, afirmou o prefeito.


Com capacidade para atender a demanda do município, a estrutura física irá comportar pronto atendimentos e contará com inúmeros benefícios para a população. Com a presença de autoridades, munícipes e familiares do ex-prefeito e médico que dá nome à Unidade de Saúde, a solenidade representou um momento de grande conquista para o município e inúmeras emoções para toda a comunidade.


O prédio foi revitalizado e passou por grandes transformações de infra-estrutura. Em seu projeto está o funcionamento de laboratórios 24 horas, raio X, ultrassonografia, eletrocardiograma, internação, ambulatório de pronto atendimento, unidade de pacientes graves (UPG), duas enfermarias para urgência e emergência, sala de trauma, cozinha, lavanderia, e contará com equipe médica e paramédica, enfermeiros, técnicos em saúde e equipe de apoio.


Porciúncula viveu uma manhã memorável, em que se resgata a dignidade da população, bastante abalada após o fechamento do hospital da cidade. A nova estrutura pertence à administração pública e poderá receber investimentos dos governos federal e estadual.


A emoção tomou conta de todos ao adentrar a nova Unidade de Saúde, completamente remodelada e preparada para atender à população.


Conforme explica o secretário Municipal de Saúde, Marco Avellar, nem todos os serviços estarão disponíveis de imediato. “De início, o funcionamento será o pronto atendimento. Há serviços que serão incluídos a médio e longo prazo, como a mini UTI com 3 leitos (para internação de pacientes com maiores necessidades de equipamentos e medicações mais complexas) e internações de média e baixa complexidade”.


A Unidade de Saúde Dr. Antônio Monteiro começa a funcionar no novo prédio a partir de 28 de setembro. As contratações serão através de concurso simplificado realizado pelo CODESP (Consórcio intermunicipal para o desenvolvimento da saúde pública). O laboratório começa a funcionar em outubro.


Entenda o processo


O Hospital de Porciúncula, inaugurado como Associação Hospital de Porciúncula em 1947, encerrou as atividades no início de 2016, representando perdas e gastos para a população e para o município.


Ao assumir a prefeitura em 2017, o prefeito Léo Coutinho entrou na justiça solicitando desapropriação do prédio, que iria para leilão em função de dívidas trabalhistas.


Uma decisão judicial acatou o pedido do município, desapropriando o imóvel no valor de 1,3 milhão de reais. O acordo veio beneficiar a antiga Associação Hospital de Porciúncula – que tinha dívidas -, e a população, que sonhava com o retorno das atividades de saúde. A partir de julho de 2018, a administração deu início a uma série de reformas e adaptações para adequar o novo prédio às necessidades do município com recurso próprio. Vale destacar.


O espaço, que agora é municipal e mantido pela prefeitura, estará apto a receber verbas dos governos federal e estadual. “A questão precisava ser resolvida e, por mais difícil que tenha sido, definimos como prioridade para o município ter o local funcionando e levando um atendimento de saúde digno para a população”, explicou o prefeito Léo Coutinho.


Foi registrado a presença do Deputado Estadual Jair Bittencourt, Prefeito de Varre-Sai, Dr Silvestre Gorini, Vereadores da Câmara de Varre-Sai, Prefeita de Tombos, Vereadores de Porciúncula, Secretários municipais, Delegado de Polícia, Dr. Uillian, Dr. Marco Abreu e familiares do Dr. Monteiro entre outras autoridades.



Colaboração: Rosimere Ferreira

Posts recentes

Ver tudo

コメント


コメント機能がオフになっています。
bottom of page